sábado, 17 de setembro de 2011

Mensagem importante

  Dias atrás li um texto no blog  Quero um caminho , e me identifiquei de tal maneira com as palavras que pedi autorização para reproduzí-lo aqui. Eis o texto:
            Pedidos simples de pais enlutados
 1- Eu desejo que não tenham medo de falar o nome do meu filho perto de mim. Meu filho viveu, foi (e ainda é) importante, e eu preciso ouvir o nome dele.
 2- Se eu chorar ou me emocionar, podemos conversar sobre isso. Eu queria que vocês soubessem que não é porque vocês tenham me magoado. O fato de que meu filho morreu causa minhas lágrimas. Vocês tem me permitido chorar e eu agradeço. O choro e as emoções inesperadas fazem parte do processo da minha dor.
 3- Gostaria que vocês não ignorassem ou agissem como meu filho nunca tivesse existido, removendo de suas casas seus quadros, obras de arte ou lembranças desta pessoa muito especial que viveu e fez uma contribuição para todas as nossas vidas.
 4- Vou ter altos e baixos emocionais, altos e baixos. Eu não queria que pensassem que se eu tiver um bom dia meu luto está acabado, ou que se eu tiver um dia ruim preciso de acompanhamento psiquiátrico. Meu humor se tornou instável e imprevisível, da alegria ao desespero, e é tão imprevisível pra mim quanto pra vocês. Isso faz parte da minha nova "vida normal".
 5- Eu gostaria que vocês soubessem que a morte de uma criança é diferente de outras perdas, e deve ser vista em separado. É a maior tragédia na vida de uma pessoa. Eu gostaria que vocês não comparassem com as suas perdas de um pai, um amigo, um cônjuge ou um animal de estimação.
 6- Ser um pai ou mãe em luto não é contagioso, então eu gostaria que vocês não fugissem de mim. Eu preciso de vocês e vocês precisam de mim.
 7- Eu gostaria que vocês soubessem que todas as reações "loucas" de luto que eu tenho são, na verdade, muito normais. Depressão, raiva, frustração, desesperança e questionamento de valores e crenças são esperadas após a morte de uma criança.
 8- Eu gostaria que vocês não esperassem que minha dor já estivesse acabada em seis meses. Por favor, não achem que exista um período de tempo e eu me torne uma mãe "ex- enlutada", mas eu estarei doente, para sempre me recuperando dessa tragédia em minha vida. Por favor, não me digam como eu deveria "lidar" ou que "é hora de seguir em frente", ou "um dia haverá a superação do meu sofrimento". A palavra "superação" é um termo de mídia, moda, que é absolutamente completo sem sentido para mim.
 9- Eu queria que entendessem as reações físicas ao meu sofrimento. Eu posso ganhar peso ou perder peso, dormir o tempo todo ou ficar sem dormir, desenvolver uma série de doenças, ser propensa a acidentes ou esquecida (perder parte da memória), todos os quais podem estar relacionados com a minha dor. Eu posso tornar-me isolada e retirada por longos períodos de tempo. Eu posso até mesmo não ser capaz de falar nas chamadas de telefone, celular, ou dar retorno a ligações, mensagens...e isso tem a ver com a minha dor e não com vocês.
 10- Aniversário do nosso filho, aniversário de morte (palavra dolorida) , feriados e períodos festivos são tempos terríveis para nós. Eu gostaria  que vocês dissessem que estão pensando em nosso filho nesses dias. E se eu ficar quieta e retraída, só saibam que estou pensando em meu filho e não tente forçar-me a ser alegre. Se nada mais, eu queria que vocês me chamassem de vez em quando e dissessem "oi, estava pensando em você", ou apenas uma nota amigável ou palavra "só queria que soubesse que estava pensando em você e espero que as coisas estejam ok".
 11- É normal e bom a maioria de nós reexaminar a nossa fé, valores e crenças, depois de perder um filho. Vamos questionar as coisas que nos foram ensinadas durante a nossa vida e, esperamos, chegar a um novo entendimento com Deus. Eu gostaria que vocês me deixassem à vontade com minha religião, ideias, sem me fazerem sentir culpada.
 12- Eu gostaria que vocês entendessem que o luto muda as pessoas. Eu não sou mais a mesma pessoa que era antes do meu filho morrer e eu nunca mais vou ser essa pessoa novamente. Se vocês continuarem esperando e me incentivando a "voltar para o meu velho eu", vocês vão se decepcionar. Eu sou uma nova criatura, não por escolha, mas pelas circunstâncias, com novos pensamentos, aspirações, prioridades, valores e crenças. Por favor tentem me conhecer de novo...talvez ainda gostem de mim.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Uma pessoa especial...alguém para chamar de irmã

Sou filha única, mas Deus resolveu me presentear com duas irmãs, que na verdade são irmãs do meu marido, mas pra mim são verdadeiras irmãs. Cristina e Márcia. E hoje, aniversário da Márcia, só posso agradecer a Deus pela vida da minha "rimã"(como costumamos dizer). Ela é uma pessoa de Deus, sempre tem uma palavra abençoada para dizer, tanto nos momentos felizes como nos tristes. É a melhor vendedora que eu conheço, e  uma vendedora que não fala mentiras, jamais!  Já viram isso?  É difícil, mas existe, podem acreditar.
  Minha irmã nunca tira férias, mas um dia resolveu tirar. Foi justamente na época da partida do nosso filho. E ela teve uma atitude que jamais vou esquecer. Deixou casa,  marido, os três filhos, e veio ficar conosco. Me lembro dela me ajudando até a vestir a roupa depois do banho, pois até pra isso eu estava praticamente  sem forças.  Fez uma vitamina pra mim e praticamente me deu na boca, depois de eu ter ficado nem sei quantos dias sem comer. Orou por mim. Enfim, esteve verdadeiramente junto, sofrendo conosco. Isso não tem preço e jamais poderei retribuir tamanho desprendimento.
  Querida irmã, parabéns pelo dia de hoje, que Deus a abençoe sempre, e que você consiga realizar todos os seus sonhos. TE AMO!!!

Minha irmã Márcia com seus filhos Arthur, Igor e Vitor, junto com o Brilho no seu aniversário de 5 anos
No dia do nosso casamento, Márcia (à direita) e Cristina (à esquerda)