sábado, 17 de setembro de 2011

Mensagem importante

  Dias atrás li um texto no blog  Quero um caminho , e me identifiquei de tal maneira com as palavras que pedi autorização para reproduzí-lo aqui. Eis o texto:
            Pedidos simples de pais enlutados
 1- Eu desejo que não tenham medo de falar o nome do meu filho perto de mim. Meu filho viveu, foi (e ainda é) importante, e eu preciso ouvir o nome dele.
 2- Se eu chorar ou me emocionar, podemos conversar sobre isso. Eu queria que vocês soubessem que não é porque vocês tenham me magoado. O fato de que meu filho morreu causa minhas lágrimas. Vocês tem me permitido chorar e eu agradeço. O choro e as emoções inesperadas fazem parte do processo da minha dor.
 3- Gostaria que vocês não ignorassem ou agissem como meu filho nunca tivesse existido, removendo de suas casas seus quadros, obras de arte ou lembranças desta pessoa muito especial que viveu e fez uma contribuição para todas as nossas vidas.
 4- Vou ter altos e baixos emocionais, altos e baixos. Eu não queria que pensassem que se eu tiver um bom dia meu luto está acabado, ou que se eu tiver um dia ruim preciso de acompanhamento psiquiátrico. Meu humor se tornou instável e imprevisível, da alegria ao desespero, e é tão imprevisível pra mim quanto pra vocês. Isso faz parte da minha nova "vida normal".
 5- Eu gostaria que vocês soubessem que a morte de uma criança é diferente de outras perdas, e deve ser vista em separado. É a maior tragédia na vida de uma pessoa. Eu gostaria que vocês não comparassem com as suas perdas de um pai, um amigo, um cônjuge ou um animal de estimação.
 6- Ser um pai ou mãe em luto não é contagioso, então eu gostaria que vocês não fugissem de mim. Eu preciso de vocês e vocês precisam de mim.
 7- Eu gostaria que vocês soubessem que todas as reações "loucas" de luto que eu tenho são, na verdade, muito normais. Depressão, raiva, frustração, desesperança e questionamento de valores e crenças são esperadas após a morte de uma criança.
 8- Eu gostaria que vocês não esperassem que minha dor já estivesse acabada em seis meses. Por favor, não achem que exista um período de tempo e eu me torne uma mãe "ex- enlutada", mas eu estarei doente, para sempre me recuperando dessa tragédia em minha vida. Por favor, não me digam como eu deveria "lidar" ou que "é hora de seguir em frente", ou "um dia haverá a superação do meu sofrimento". A palavra "superação" é um termo de mídia, moda, que é absolutamente completo sem sentido para mim.
 9- Eu queria que entendessem as reações físicas ao meu sofrimento. Eu posso ganhar peso ou perder peso, dormir o tempo todo ou ficar sem dormir, desenvolver uma série de doenças, ser propensa a acidentes ou esquecida (perder parte da memória), todos os quais podem estar relacionados com a minha dor. Eu posso tornar-me isolada e retirada por longos períodos de tempo. Eu posso até mesmo não ser capaz de falar nas chamadas de telefone, celular, ou dar retorno a ligações, mensagens...e isso tem a ver com a minha dor e não com vocês.
 10- Aniversário do nosso filho, aniversário de morte (palavra dolorida) , feriados e períodos festivos são tempos terríveis para nós. Eu gostaria  que vocês dissessem que estão pensando em nosso filho nesses dias. E se eu ficar quieta e retraída, só saibam que estou pensando em meu filho e não tente forçar-me a ser alegre. Se nada mais, eu queria que vocês me chamassem de vez em quando e dissessem "oi, estava pensando em você", ou apenas uma nota amigável ou palavra "só queria que soubesse que estava pensando em você e espero que as coisas estejam ok".
 11- É normal e bom a maioria de nós reexaminar a nossa fé, valores e crenças, depois de perder um filho. Vamos questionar as coisas que nos foram ensinadas durante a nossa vida e, esperamos, chegar a um novo entendimento com Deus. Eu gostaria que vocês me deixassem à vontade com minha religião, ideias, sem me fazerem sentir culpada.
 12- Eu gostaria que vocês entendessem que o luto muda as pessoas. Eu não sou mais a mesma pessoa que era antes do meu filho morrer e eu nunca mais vou ser essa pessoa novamente. Se vocês continuarem esperando e me incentivando a "voltar para o meu velho eu", vocês vão se decepcionar. Eu sou uma nova criatura, não por escolha, mas pelas circunstâncias, com novos pensamentos, aspirações, prioridades, valores e crenças. Por favor tentem me conhecer de novo...talvez ainda gostem de mim.

6 comentários:

  1. OI ALINE...

    SEU POST É SIMPLESMENTE A REALIDADE QUE NOS ENCONTRAMOS"ALTOS E BAIXOS".
    AO MESMO TEMPO QUE SORRIMOS TEMOS VONTADE DE CHORAR E O PIOR PRA UMA MÃE QUE PERDE UM FILHO É QUANDO PERCEBEMOS QUE AS PESSOAS EVITAM EM TOCAR NO NOME DELES,ISSO É HORRÍVEL.
    SOMOS MÃES E CERTAMENTE ESTAMOS REAPRENDENDO AVIVER SEM NOSSOS TESOUROS E JAMAIS SEREMOS AS MESMAS...IMPOSSIVEL.
    AMIGA UM FORTE ABRAÇO PRA TI E QUE DEUS NOS GUIE E NOS DE FORÇA PRA VENCERMOS MAIS ESSA BATALHA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline as palavras em meu blog sobre o tema "Silêncio" são sábias sem sombra de dúvida. O difícil é praticá-las. Ainda me sinto refugiada em uma montanha, pois o chicote da aflição me atinge.
    Ainda estou na minha busca interior de rios com margens floridas e tudo o mais.
    A luta para adquirir forças e retornos a essa mundo de provas e expiações que vivemos é mais difícil ainda, pois a palavra perdão ainda só é expressada da boca para fora, porque dentro do meu coração é um conflito constante.
    Beijos e espero que me tenhas entendido.

    ResponderExcluir
  3. Amiga querida,
    Excelente post, parabéns!
    Que texto profundo e verdadeiro, concordo com cada uma dessas palavras e acredito que esse seja realmente o desejo de todos os pais enlutados, sobretudo, de mães como nós, que perdemos o nosso bem maior e mais precioso, nossos filhos tão amados... gostaríamos muito que as pessoas tivessem, no mínimo, um pouco de consideração conosco, que procurassem nos entender e respeitar o nosso momento de dor.
    Infelizmente, essa é a triste realidade em que nos encontramos, e o melhor é não criarmos expectativa nas atitudes dos outros esperando que mudem, não devemos esperar muito das pessoas porque acabamos sempre nos decepcionando e com toda certeza, a nossa dor será ainda muito mais intensa, não é verdade?
    Minha querida, obrigada pelo carinho e pela linda mensagem que deixou lá blog, fico sempre muito feliz.
    Já estou de volta sim, e graças a Deus está tudo bem, aliás foi uma viagem muito abençoada, um dia você vai saber qual foi o motivo dessa minha viagem, aguarde.
    Te deixo um beijo e um carinhoso abraço!
    Fique com Deus, e força sempre!

    ResponderExcluir
  4. Aline querida...
    Quero saber de vc?
    Fico sempre preocupada com essas minhas filhotas do coração.
    ontem foi a missa da Carol de 2 anos de falecimento.
    A igreja estava toda decorada para um casamento,parecia o céu de tão linda, tudo preparado para a Carol e deixar o coração da Paticía com um pouco mais de PAZ.
    Coisas de Deus...
    Te amo. Com carinho Zelinda.

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline, minha amada amiga!
    Espero que, na medida do possível, você esteja melhor e mais fortalecida, com a graça de Deus!
    A dor da ausência de nossos filhos é com certeza, cada vez mais forte, convivemos com ela 24hs. por dia e dói mais e mais, e só entende quem realmente passa por isso, por esse sentimento tão profundo que nos envolve e que em determinados momentos nos deixa até sem direção, ficamos perdidas como você diz, e até mesmo muitas vezes, sentimos medo e desesperança.
    Mas, quando pensamos em desistir, Deus nos estende a mão e renova a nossa fé, e a certeza da presença dEle em nossas vidas é o que nos faz sobreviver... amiga querida, que a cada manhã renasça a esperança e fé em nossos corações, sempre!
    Que Jesus continue te dando forças para prosseguir e guiando seus passos com Sua luz e com Seu amor!... Muitas energias positivas pra você e seu Marcelinho!
    Um beijo enorme com todo o meu carinho.

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline querida,
    Depois dos comentários que li, o que te dizer?
    Que Deus existe e que Ele é um Pai bom e
    amoroso. Que muitas e muitas mães sofrem e passam pelo que você está passando e sofrendo.
    Que tenhas toda a fé que possa conter dentro de teu coração, que ores muito pensando em seu amado filho e que tenhas a esperança de, um dia, encontrá-lo junto a Deus. Com certeza, ele a estará esperando.
    Gostaria que visitasse meu blog. Nele, eu escrevo sobre assuntos ligados à espiritualidade. Creio que te fará bem, meu amor.
    Fica com Deus e receba um beijo em teu coração,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir